quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cupcake de chocolate

Bom, demorou pra eu acertar.
Depois de muitos monstrocakes, muitos meeesmo (e minhas amigas sabem disso), consegui uma receita que não falha. Adivinha qual é????? Isso, é a de baunilha com o chocolate e com troca do fermento. Dá certo.
Vou colocar a receita do jeito que eu tenho feito e tem dado certo. Depois, justifico minhas escolhas, porque pode parecer estranho três tipos de chocolate (no mínimo) em um bolo só!

1/2 xícara de manteiga
1 xícara de açúcar
2 ovos
1 colher de essência de baunilha
2/3 xícara de leite (buttermilk ou iogurte)
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de Nescau
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de chocolate em pó (o do padre)

Aquecer o forno. Na batedeira, bater a manteiga com o açúcar, depois colocar os ovos. Misturar a baunilha e o chocolate (os 3 tipos - peneirados). Bate bem, depois colocar o leite e a farinha, até ficar homogêneo e por o bicarbonato peneirado. Colocação na forminha e assado, você segue orientação do de baunilha no post de baixo. Fica mais ou menos assim:


Veja bem, gente, eu faço cupcake como hobby e não para comercializar, por isso que faço com tantos detalhezinhos e capricho. E como diz minha amiga Carol Leite (e que vem aqui falar sobre café), para hobby, a gente tem é que gastar e não ganhar dinheiro. Então, meu estoque de ingredientes para teste, é grande buniiiiiiito e só meu. É um armário reservado só pra isso! Mas se você não tem esse estoque tão cheirosa (e eu recomendo que você tenha, porque é uma delícia tê-lo...hehehe), claro que colocar só chocolate em pó, dá certo (6 colheres, então). Mas eu coloco 2 de chocolate em pó porque, enfim, é o que tem que estar no bolo, coloco 2 de cacau em pó porque a cor é maravilhosa e incomparável e coloco 2 de Nescau porque igual Nescau, não tem, além de dar uma "adoçada no cacau em pó. Pra mim, Nescau tem gosto de infância e é o ingrediente principal do brigadeiro gostoso. Tem que ter. Espero que compreendam essa mente, digamos, variante.

Se você quer dar um toque muito, muito especial, coloque gotinhas de chocolate Callebaut na massa. É o chocolate belga mais delícia do pedaço, não é barato (em Teresina não tem, mas em Jundiaí tem na Casa do Confeiteiro), mas é muuuuuuito bom. Sabe onde meu saco de Callebaut tá guardado? Do lado da minha cama. Juro!

A cobertura que mais gosto é a de brigadeiro gourmet:

1 lata de leite condensado
1 e 1/2 colher de manteiga
3 colheres de Nescau
1/2 xícara (ou um pouco mais) de chocolate meio amargo picado.

Misturar os três primeiros ingredientes e quando estiver quase dando o ponto de brigadeiro, mistura o chocolate e continua a mexer. Deixe bem firme, coloque num saco com bico e enfeite como quiser!




O recheio, você também pode colocar o que quiser, use a criatividade. Com Sonho de Valsa, fica delícia (mas coloque pouca massa, heim). Com Alpino, sem explicação!

Sonho de Valsa entrando no forno:

Alpino saindo do forno...

2 comentários:

  1. Esse deve ficar simplesmente divino né?
    Não gosto de Nescau não, aqui só Toddy,hehehe
    Ana aquele com doce de leite é essa receita? Você coloca o doce de leite antes de assar?
    Menina to lombriguenta com aquele cupcake,hehehe

    bjs

    ResponderExcluir
  2. É, Pri, com leite condensado cozido. Fica muito gostoso, tá na minha lista de preferidos!

    ResponderExcluir