domingo, 12 de fevereiro de 2012

Meu espaço

Vamos lá!


Ultimamente, tenho recebido vários pedidos de como fazer os cupcakes que faço e coloco fotos no face. Então, aqui será o espaço. O que eu sei de cozinha, sei porque amo comer, amo doces e amo descobrir novas receitas. E inventar também.
Vou chamar algumas amigas que cozinham por prazer e não ganham dinheiro (só gastam com as experiências, como eu) pra também postarem receitas e dicas infáliveis. 

Vou compartilhar os sites que eu mais gosto, coisinhas que possam ser úteis!


Também não tenho pretensão de vender, tenho pretensão de ajudar e, claro, comer também. Se der certo, me chama pra um café, amo de paixão, eu vou meeesmo!!! Um dos meus programas favoritos é café com amigas com as crianças gritando em volta. Ai que delícia!


Mas antes de passar receitas, quero falar sobre alguns ingredientes:


- Manteiga: não troque manteiga por margarina. Nada a ver, manteiga é muito diferente! Você sabe o que acontece com uma margarina que fica fora da geladeira? Nada. E com uma manteiga? Estraga, porque manteiga é feita de leite e não tem o tanto de química, de conservantes, da margarina. Nada de óleos nas massas também. Só se for estritamente necessário!


- Açúcar: pra massa ficar com casquinha, pra ficar mais gostosa, tem que ser cristal. Gente, eu tenho usado açúcar cristal orgânico e tem dado muito certo!


- Essência de baunilha: sabe aquelas que vendem no supermercado, em um vidrinho minúsculo? Pois é, comece a enxergá-las como "estrita necessidade". Não são boas, não são gostosas. Fazer a sua própria essência de baunilha em casa faz toda diferença e você ainda economiza. Mas como eu disse, as pequenas serão usadas em caso de necessidade, como por exemplo, se você usar toda a sua e não estiver com outra pronta para uso (ela leva, no mínimo, 2 meses para ficar pronta). Como fazer? Bom, você vai precisar de vodca, favas de baunilha e garrafa de vidro, de preferência escura, com rolha. Fiz meio litro, com 4 favas. A quantidade, você vai adaptando ao que você tem em casa (Ex: 2 favas para 250 ml). Você corta as favas ao meio, no sentido do comprimento. Dê uma limpadinha nas sementes, mas faça essa limpeza de forma grosseira, porque não tem nenhum problema as sementes continuarem lá. Coloque as favas e vodca na garrafa escura. Pronto. Agora tem que esperar 2 meses e sacudir todos os dias, se lembrar, claro.



  •  - Onde comprar favas: em mercados de especiarias ou pela internet. No Mercado Livre tem, mas é bom tomar cuidado com as mais baratas, porque a fava é trabalhosa de se cultivar e chega a ser estranho uma que custe menos de R$10.
  •  - Que vodca comprar? Qualquer uma, tem que ter o teor alcoólico perto de 40%. Eu compro da mais barata... me sinto uma bêbada de última categoria quando pego no supermercado a mais barata de todas e coloco lá, escondidinha, no carrinho. 
  •  - E se eu esquecer de mexer um dia? Normal, eu esqueço 5...kkkkk.. mas isso não quer dizer que você deve esquecer.



- Leite: todo bolo, ou quase todo, vai leite. Prefira iogurte no lugar do leite e faça toda a diferença. Eu só faço com iogurte, na mesma medida do leite. Não tem iogurte em casa? Coloque uma colher de vinagre em um copo quase cheio de leite e espere 15 minutos que o leite vai coalhar (- é o buttermilk). Fica parecido o resultado. Agora se quiser economizar no iogurte, você pode fazer o seu em casa. Depois que eu testar a receita que minha amiga Jana passou, ensino aqui (e é sem iogurteira Top Term, viu... kkkkk)




CUPCAKE


Quanto à origem, dizem que o nome cupcake é dado em razão dos ingredientes serem medidos em xícaras. Se é verdade ou não, não sei, mas se eu quiser transformar uma receita em cupcakes, prefiro fazer em xícaras do que em gramas. Não sou expert, mas já experimentei vários. Um dia, eu conto o meu "circuito cupcakes" que fiz em São Paulo, com direito a coberturas no lixo e dor de barriga... hehehe...


A forma: eu não faço com forminhas de empada, mas já tentei. Qual o problema? Você tem que milimetricamente acertar a forminha de papel pra que ela não fique nem pra lá e nem pra cá porque se não, o bolinho sai torto. Então, o ideal é você providenciar uma forma para cupcakes mesmo, em lojas de confeitaria vende. Não é sempre que tem, mas tem. Em Teresina, já vi na Olívio Fonseca e Babylândia. Em Jundiaí, na Casa do Confeiteiro (ah, se tivesse uma dessas em Teresina....). A minha é essa aqui:











As forminhas de papel você encontra nos mesmo lugares que citei acima. A marca que eu mais gosto é da Mago, elas desgrudam certinho dos bolinhos quando a gente vai comer, são as ideais. As da Wilton são muito caras e tem muitos tamanhos, a gente acaba se confundindo. Nunca se esqueça que em cada macinho tem umas dez, você tem que ter cuidado e tirar certinho uma de dentro da outra. Aí, coloca dentro da forma grande.



Mini-cupcakes: são lindos, mas tem que ter paciência. Primeiro porque acertar a quantidade de bolo na forminha é difícil e depois porque acertar a forminha certa pros buracos da forma também é difícil (se a forma for da Wilton, que é a melhor marca para formas). 
Aí, tem que ser as forminhas de papel da Wilton, que se der sorte, você encontra 100 por R$10 reais, enquanto as da Mago o preço é de 2 a 3 reais cada cento. Mas as da Mago ficam grandes na minha forma da Wilton. 


Agora uma coisa é certa: pra quem faz regime, os mini são tudo de bom... hehehehe

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ana querida parabéns pela iniciativa do Blog,ficava babando com as fotos que você postava no face,agora poderei aqui em SC saciar meu desejo de experimentar essas delícias!!Beijoss :)

    ResponderExcluir
  3. Não vejo a hora de fazer meus cupcakes com suas receitinhas...
    Menina você é mais prendada do que eu imaginava, fazer a essência de baunilha é algo que nunca havia passado na minha cabeça,hehehe
    bjs e sucesso

    ResponderExcluir