Vou divulgar meu endereço agorinha... você que veio, então, sinta-se aqui na minha casa, sentada comigo no balcão e ouvindo meu blá-blá-blá.
Fiquem à vontade.
Vou tentar atualizar sempre, aceito sugestões e participações especiais! Deus abençõe sua vida!
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Cupcake de chocolate
Bom, demorou pra eu acertar.
Depois de muitos monstrocakes, muitos meeesmo (e minhas amigas sabem disso), consegui uma receita que não falha. Adivinha qual é????? Isso, é a de baunilha com o chocolate e com troca do fermento. Dá certo.
Vou colocar a receita do jeito que eu tenho feito e tem dado certo. Depois, justifico minhas escolhas, porque pode parecer estranho três tipos de chocolate (no mínimo) em um bolo só!
1/2 xícara de manteiga
1 xícara de açúcar
2 ovos
1 colher de essência de baunilha
2/3 xícara de leite (buttermilk ou iogurte)
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de Nescau
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de chocolate em pó (o do padre)
Aquecer o forno. Na batedeira, bater a manteiga com o açúcar, depois colocar os ovos. Misturar a baunilha e o chocolate (os 3 tipos - peneirados). Bate bem, depois colocar o leite e a farinha, até ficar homogêneo e por o bicarbonato peneirado. Colocação na forminha e assado, você segue orientação do de baunilha no post de baixo. Fica mais ou menos assim:
Veja bem, gente, eu faço cupcake como hobby e não para comercializar, por isso que faço com tantos detalhezinhos e capricho. E como diz minha amiga Carol Leite (e que vem aqui falar sobre café), para hobby, a gente tem é que gastar e não ganhar dinheiro. Então, meu estoque de ingredientes para teste, é grande buniiiiiiito e só meu. É um armário reservado só pra isso! Mas se você não tem esse estoque tão cheirosa (e eu recomendo que você tenha, porque é uma delícia tê-lo...hehehe), claro que colocar só chocolate em pó, dá certo (6 colheres, então). Mas eu coloco 2 de chocolate em pó porque, enfim, é o que tem que estar no bolo, coloco 2 de cacau em pó porque a cor é maravilhosa e incomparável e coloco 2 de Nescau porque igual Nescau, não tem, além de dar uma "adoçada no cacau em pó. Pra mim, Nescau tem gosto de infância e é o ingrediente principal do brigadeiro gostoso. Tem que ter. Espero que compreendam essa mente, digamos, variante.
Se você quer dar um toque muito, muito especial, coloque gotinhas de chocolate Callebaut na massa. É o chocolate belga mais delícia do pedaço, não é barato (em Teresina não tem, mas em Jundiaí tem na Casa do Confeiteiro), mas é muuuuuuito bom. Sabe onde meu saco de Callebaut tá guardado? Do lado da minha cama. Juro!
A cobertura que mais gosto é a de brigadeiro gourmet:
1 lata de leite condensado
1 e 1/2 colher de manteiga
3 colheres de Nescau
1/2 xícara (ou um pouco mais) de chocolate meio amargo picado.
Misturar os três primeiros ingredientes e quando estiver quase dando o ponto de brigadeiro, mistura o chocolate e continua a mexer. Deixe bem firme, coloque num saco com bico e enfeite como quiser!
O recheio, você também pode colocar o que quiser, use a criatividade. Com Sonho de Valsa, fica delícia (mas coloque pouca massa, heim). Com Alpino, sem explicação!
Sonho de Valsa entrando no forno:
Alpino saindo do forno...
domingo, 12 de fevereiro de 2012
Cupcake de baunilha
Vamos ao básico, você faz e me entrega um pra eu experimentar e ver se tá tudo certinho, ok????
Cupcake de baunilha
1/2 xícara de manteiga
1 xícara de açúcar
2 ovos
1 colher de essência de baunilha
2/3 xícara de leite (buttermilk ou iogurte)
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
Primeiro vai lá ligar o forno, porque se o forno não estiver aquecido, fica ruim. Temperatura menor que 200 graus, heim. Não posso afirmar exatamente qual é a temperatura correta, porque depende do seu forno.
Pronto, forno ligado, vamos misturar as coisas!
Colocar na batedeira a manteiga e o açúcar. Bate até ficar um creme esbranquiçado e misture os ovos. Bata bem! Coloque a essência de baunilha e bata. Aos poucos, vá misturando a farinha com o leite até a massa ficar bem homogênea. Depois, por último, coloque o fermento e bata pouco, somente o suficiente para misturar.
Coloque nas forminhas até pouco mais que a metade e não abra o forno antes de 10 minutos de assado! Quando achar que está ficando redondinho em cima, espete um palitinho: se ele sair limpinho, está bom.
Depois, me chama que eu vou. Bolinho quente e sem recheio nenhum está entre os meus favoritos, sabia?
Mas se quiser rechear, pode colocar leite condensado cozido (na panela de pressão, por meia hora depois de começar o barulhinho). Pode cobrir com chantily também... e polvilhar côco...
Aí, ele ficaria mais ou menos assim - mas o seu acho que não teria essa mãozinha mais linda do mundo, a não ser que eu fosse aí experimentar e levasse meu príncipe... fica a dica... hahahaha
Mas se quiser rechear, pode colocar leite condensado cozido (na panela de pressão, por meia hora depois de começar o barulhinho). Pode cobrir com chantily também... e polvilhar côco...
Aí, ele ficaria mais ou menos assim - mas o seu acho que não teria essa mãozinha mais linda do mundo, a não ser que eu fosse aí experimentar e levasse meu príncipe... fica a dica... hahahaha
Beijocas!
Meu espaço
Vamos lá!
Ultimamente, tenho recebido vários pedidos de como fazer os cupcakes que faço e coloco fotos no face. Então, aqui será o espaço. O que eu sei de cozinha, sei porque amo comer, amo doces e amo descobrir novas receitas. E inventar também.
Vou chamar algumas amigas que cozinham por prazer e não ganham dinheiro (só gastam com as experiências, como eu) pra também postarem receitas e dicas infáliveis.
Ultimamente, tenho recebido vários pedidos de como fazer os cupcakes que faço e coloco fotos no face. Então, aqui será o espaço. O que eu sei de cozinha, sei porque amo comer, amo doces e amo descobrir novas receitas. E inventar também.
Vou chamar algumas amigas que cozinham por prazer e não ganham dinheiro (só gastam com as experiências, como eu) pra também postarem receitas e dicas infáliveis.
Vou compartilhar os sites que eu mais gosto, coisinhas que possam ser úteis!
Também não tenho pretensão de vender, tenho pretensão de ajudar e, claro, comer também. Se der certo, me chama pra um café, amo de paixão, eu vou meeesmo!!! Um dos meus programas favoritos é café com amigas com as crianças gritando em volta. Ai que delícia!
Mas antes de passar receitas, quero falar sobre alguns ingredientes:
- Manteiga: não troque manteiga por margarina. Nada a ver, manteiga é muito diferente! Você sabe o que acontece com uma margarina que fica fora da geladeira? Nada. E com uma manteiga? Estraga, porque manteiga é feita de leite e não tem o tanto de química, de conservantes, da margarina. Nada de óleos nas massas também. Só se for estritamente necessário!
- Açúcar: pra massa ficar com casquinha, pra ficar mais gostosa, tem que ser cristal. Gente, eu tenho usado açúcar cristal orgânico e tem dado muito certo!
- Essência de baunilha: sabe aquelas que vendem no supermercado, em um vidrinho minúsculo? Pois é, comece a enxergá-las como "estrita necessidade". Não são boas, não são gostosas. Fazer a sua própria essência de baunilha em casa faz toda diferença e você ainda economiza. Mas como eu disse, as pequenas serão usadas em caso de necessidade, como por exemplo, se você usar toda a sua e não estiver com outra pronta para uso (ela leva, no mínimo, 2 meses para ficar pronta). Como fazer? Bom, você vai precisar de vodca, favas de baunilha e garrafa de vidro, de preferência escura, com rolha. Fiz meio litro, com 4 favas. A quantidade, você vai adaptando ao que você tem em casa (Ex: 2 favas para 250 ml). Você corta as favas ao meio, no sentido do comprimento. Dê uma limpadinha nas sementes, mas faça essa limpeza de forma grosseira, porque não tem nenhum problema as sementes continuarem lá. Coloque as favas e vodca na garrafa escura. Pronto. Agora tem que esperar 2 meses e sacudir todos os dias, se lembrar, claro.
- Leite: todo bolo, ou quase todo, vai leite. Prefira iogurte no lugar do leite e faça toda a diferença. Eu só faço com iogurte, na mesma medida do leite. Não tem iogurte em casa? Coloque uma colher de vinagre em um copo quase cheio de leite e espere 15 minutos que o leite vai coalhar (- é o buttermilk). Fica parecido o resultado. Agora se quiser economizar no iogurte, você pode fazer o seu em casa. Depois que eu testar a receita que minha amiga Jana passou, ensino aqui (e é sem iogurteira Top Term, viu... kkkkk)
CUPCAKE
Quanto à origem, dizem que o nome cupcake é dado em razão dos ingredientes serem medidos em xícaras. Se é verdade ou não, não sei, mas se eu quiser transformar uma receita em cupcakes, prefiro fazer em xícaras do que em gramas. Não sou expert, mas já experimentei vários. Um dia, eu conto o meu "circuito cupcakes" que fiz em São Paulo, com direito a coberturas no lixo e dor de barriga... hehehe...
A forma: eu não faço com forminhas de empada, mas já tentei. Qual o problema? Você tem que milimetricamente acertar a forminha de papel pra que ela não fique nem pra lá e nem pra cá porque se não, o bolinho sai torto. Então, o ideal é você providenciar uma forma para cupcakes mesmo, em lojas de confeitaria vende. Não é sempre que tem, mas tem. Em Teresina, já vi na Olívio Fonseca e Babylândia. Em Jundiaí, na Casa do Confeiteiro (ah, se tivesse uma dessas em Teresina....). A minha é essa aqui:
As forminhas de papel você encontra nos mesmo lugares que citei acima. A marca que eu mais gosto é da Mago, elas desgrudam certinho dos bolinhos quando a gente vai comer, são as ideais. As da Wilton são muito caras e tem muitos tamanhos, a gente acaba se confundindo. Nunca se esqueça que em cada macinho tem umas dez, você tem que ter cuidado e tirar certinho uma de dentro da outra. Aí, coloca dentro da forma grande.
Mini-cupcakes: são lindos, mas tem que ter paciência. Primeiro porque acertar a quantidade de bolo na forminha é difícil e depois porque acertar a forminha certa pros buracos da forma também é difícil (se a forma for da Wilton, que é a melhor marca para formas).
Aí, tem que ser as forminhas de papel da Wilton, que se der sorte, você encontra 100 por R$10 reais, enquanto as da Mago o preço é de 2 a 3 reais cada cento. Mas as da Mago ficam grandes na minha forma da Wilton.
Agora uma coisa é certa: pra quem faz regime, os mini são tudo de bom... hehehehe
Também não tenho pretensão de vender, tenho pretensão de ajudar e, claro, comer também. Se der certo, me chama pra um café, amo de paixão, eu vou meeesmo!!! Um dos meus programas favoritos é café com amigas com as crianças gritando em volta. Ai que delícia!
Mas antes de passar receitas, quero falar sobre alguns ingredientes:
- Manteiga: não troque manteiga por margarina. Nada a ver, manteiga é muito diferente! Você sabe o que acontece com uma margarina que fica fora da geladeira? Nada. E com uma manteiga? Estraga, porque manteiga é feita de leite e não tem o tanto de química, de conservantes, da margarina. Nada de óleos nas massas também. Só se for estritamente necessário!
- Açúcar: pra massa ficar com casquinha, pra ficar mais gostosa, tem que ser cristal. Gente, eu tenho usado açúcar cristal orgânico e tem dado muito certo!
- Essência de baunilha: sabe aquelas que vendem no supermercado, em um vidrinho minúsculo? Pois é, comece a enxergá-las como "estrita necessidade". Não são boas, não são gostosas. Fazer a sua própria essência de baunilha em casa faz toda diferença e você ainda economiza. Mas como eu disse, as pequenas serão usadas em caso de necessidade, como por exemplo, se você usar toda a sua e não estiver com outra pronta para uso (ela leva, no mínimo, 2 meses para ficar pronta). Como fazer? Bom, você vai precisar de vodca, favas de baunilha e garrafa de vidro, de preferência escura, com rolha. Fiz meio litro, com 4 favas. A quantidade, você vai adaptando ao que você tem em casa (Ex: 2 favas para 250 ml). Você corta as favas ao meio, no sentido do comprimento. Dê uma limpadinha nas sementes, mas faça essa limpeza de forma grosseira, porque não tem nenhum problema as sementes continuarem lá. Coloque as favas e vodca na garrafa escura. Pronto. Agora tem que esperar 2 meses e sacudir todos os dias, se lembrar, claro.
- - Onde comprar favas: em mercados de especiarias ou pela internet. No Mercado Livre tem, mas é bom tomar cuidado com as mais baratas, porque a fava é trabalhosa de se cultivar e chega a ser estranho uma que custe menos de R$10.
- - Que vodca comprar? Qualquer uma, tem que ter o teor alcoólico perto de 40%. Eu compro da mais barata... me sinto uma bêbada de última categoria quando pego no supermercado a mais barata de todas e coloco lá, escondidinha, no carrinho.
- - E se eu esquecer de mexer um dia? Normal, eu esqueço 5...kkkkk.. mas isso não quer dizer que você deve esquecer.
- Leite: todo bolo, ou quase todo, vai leite. Prefira iogurte no lugar do leite e faça toda a diferença. Eu só faço com iogurte, na mesma medida do leite. Não tem iogurte em casa? Coloque uma colher de vinagre em um copo quase cheio de leite e espere 15 minutos que o leite vai coalhar (- é o buttermilk). Fica parecido o resultado. Agora se quiser economizar no iogurte, você pode fazer o seu em casa. Depois que eu testar a receita que minha amiga Jana passou, ensino aqui (e é sem iogurteira Top Term, viu... kkkkk)
CUPCAKE
Quanto à origem, dizem que o nome cupcake é dado em razão dos ingredientes serem medidos em xícaras. Se é verdade ou não, não sei, mas se eu quiser transformar uma receita em cupcakes, prefiro fazer em xícaras do que em gramas. Não sou expert, mas já experimentei vários. Um dia, eu conto o meu "circuito cupcakes" que fiz em São Paulo, com direito a coberturas no lixo e dor de barriga... hehehe...
A forma: eu não faço com forminhas de empada, mas já tentei. Qual o problema? Você tem que milimetricamente acertar a forminha de papel pra que ela não fique nem pra lá e nem pra cá porque se não, o bolinho sai torto. Então, o ideal é você providenciar uma forma para cupcakes mesmo, em lojas de confeitaria vende. Não é sempre que tem, mas tem. Em Teresina, já vi na Olívio Fonseca e Babylândia. Em Jundiaí, na Casa do Confeiteiro (ah, se tivesse uma dessas em Teresina....). A minha é essa aqui:
As forminhas de papel você encontra nos mesmo lugares que citei acima. A marca que eu mais gosto é da Mago, elas desgrudam certinho dos bolinhos quando a gente vai comer, são as ideais. As da Wilton são muito caras e tem muitos tamanhos, a gente acaba se confundindo. Nunca se esqueça que em cada macinho tem umas dez, você tem que ter cuidado e tirar certinho uma de dentro da outra. Aí, coloca dentro da forma grande.
Mini-cupcakes: são lindos, mas tem que ter paciência. Primeiro porque acertar a quantidade de bolo na forminha é difícil e depois porque acertar a forminha certa pros buracos da forma também é difícil (se a forma for da Wilton, que é a melhor marca para formas).
Aí, tem que ser as forminhas de papel da Wilton, que se der sorte, você encontra 100 por R$10 reais, enquanto as da Mago o preço é de 2 a 3 reais cada cento. Mas as da Mago ficam grandes na minha forma da Wilton.
Agora uma coisa é certa: pra quem faz regime, os mini são tudo de bom... hehehehe
Assinar:
Postagens (Atom)